segunda-feira, 4 de junho de 2012

Como se alimentar para melhorar o desempenho do atleta

Por :

RAMIRO RIVEROS LASERN
Na vida de todo atleta é muito importante equilibrar o treinamento com as refeições antes, durante e depois dos treinos. Aminoácidos, proteínas, energéticos e glutamina são alguns dos suplementos que devem ser tomados pelos atletas durante o processo de preparação, sempre com o controle de um profissional da área.

Além dos suplementos nos períodos de treinamento é muito importante saber o que comer .
Aqui algumas dicas:


Dias que antecedem a competição

Sempre que esteja perto de uma competição a ingestão de carboidratos e líquidos deve aumentar entre 2 ou 3 dias antes, no mínimo.

* Um café da manhã repleto de carboidratos oferecerá o suporte de energia para o treino da manhã, cereais, massas e frutas é uma boa escolha.

*No almoço e na janta recomendo lentilhas, arroz, massas, batatas, legumes,frango ou carne magra.


Nos dias de competição.

É importante fazer as refeições entre 2 ou 3 horas antes da largada da prova, porque estando mais perto da largada menor tem que ser a refeição.

* Em uma competição faça sempre um bom café da manhã, rico em carboidratos, como aveia, granola, massas ou arroz. Eu sempre recomendo para meus atletas massas com azeite de oliva, acompanhado de alguma proteína, como ovo, frango ou peru.

* Pelo cronograma de competição Brasileira, as vezes o tempo de pausa para o almoço é curto e em alguns momentos não há tempo para almoçar, por isto lembre que um bom café da manhã ajudará a garantir a energia que precisará.

* No almoço  e na janta mantenha a ingestão de carboidratos... macarrão, peito de frango grelhado, arroz branco, batata assada e suco de frutas são uma boa escolha.

Depois da competição

É muito importante reabastecer o combustível gasto na corrida.
O reabastecimento de açúcar no sangue dos músculos que ultilizaram o gasto de energia durante o esforço, começa no instante em que a prova termina, sendo importante a restituição, consumindo bebidas e comidas ricas em carboidratos nos primeiros 15 minutos depois de terminar de patinar, pois ajudará a um melhor reabastecimento.


Consuma também proteínas, que ajudam a reparar os tecidos musculares e estimulam a ação da insulina, hormônio que ajuda no transporte de glicose do sangue até os músculos.

A relação seria de uma grama de proteína por cada 3 ou 4 gramas de carboidratos( fatias de peru com pão integral ).



E lembre-se, beba bastante água.











Nenhum comentário:

Postar um comentário