quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Conheça a equipe que representará o Brasil no Mundial de Patinação de Velocidade 2012 na Itália.

Conheça a equipe que representará o Brasil no Mundial de Patinação de Velocidade 2012 na Itália.

Esta equipe 2012 está formada por 80% de atletas novos, que saíram de um processo iniciado poucos anos atrás pelos treinadores das diferentes equipes nacionais, treinadores que, com muitas dificuldades quanto a estrutura física e econômica para desenvolver o trabalho técnico, conseguem massificar um esporte pouco conhecido no Brasil.
Para o Mundial de 2012, o Brasil irá com 10 atletas, sendo 3 na categoria principal e 7 na categoria Júnior, e leva a maior seleção da história da Patinação de Velocidade do Brasil, superando a de 2007, onde participou com 7 atletas, 6 na categoria principal e 1 na categoria Júnior, sendo eles Gilberto Veloso, Ednázio de Oliveira, Edson Almeida, Douglas Conceição, Paulo Marques, Thalita Arroyo e Eliete dos Reis.

Para esta 38ª edição do mundial de pista e a 42ª para o mundial de rua na categoria Sênior, o atleta Gilberto Veloso de Sousa é o único atleta que se mantém da seleção de 2007, chegando como o atleta mais experiente da seleção. Junto á Bruna Martins Machado, são os atletas com mais convocações a uma Seleção Brasileira do grupo que irá.
Pertencente a equipe AESP MAUÁ, de São Paulo, Gilberto Veloso de Souza, começou a patinar no ano 2004, treinado por Thalita Arroyo desde seu inicio e passando por outros treinadores por curto tempo como, Henrique Gomes, Paulo Machado (hoje técnico da More Life) Rafael Romano e Ramiro Riveros. Gilberto é hoje o atleta mais rápido da categoria principal no Brasil e possui os Recordes nacionais nas distâncias curtas. Teve sua primeira participação em competições nacionais na Copa Brasil de 2004, no sambódromo de Anhembi em São Paulo, concorrendo com 4 atletas, obtendo uma medalha  de prata nesta sua primeira participação. Já em 2005, se dedica a sua segunda paixão esportiva, o hóquei, e não participa da patinação de velocidade neste ano.

 Em 2006 retoma a patinação de velocidade e ganha sua primeira medalha de ouro em competições nacionais, no Campeonato Brasileiro na Cidade de Sertãozinho/SP. Neste ano ficou concentrado com a Seleção Brasileira, como convidado do técnico nacional, Ramiro Riveros Laserna, e desde então, se mantêm ativo e como um dos atletas referência no Brasil.
No ano de 2007 é convocado pela primeira vez a fazer parte da Seleção Brasileira, e nos anos seguintes  sempre foi convocado, sendo, ao todo, 5 anos de convocações; mas só participou dos mundiais de Cali 2007,  Guarne 2010, do Pan-Americano de Rosário, em 2011, e o Sul Americano de Equipes, em 2008, na Colômbia.
Atualmente combina a patinação de velocidade com a equipe de hóquei da ASPE Mauá, Coruja Fya, na que atua como capitão.
Chega a Seleção 2012 para representar o Brasil nas provas curtas, já que no último ano decidiu especializar-se neste tipo de prova.

Atleta do Rio de Janeiro, Bruna Martins Machado, teve seu início na patinação de velocidade,  com o treinador Lyon Aragão, em 2006, com a equipe Rio Inline. Neste mesmo ano,  participou de seu primeiro campeonato nacional, a Copa Brasil, no mês de outubro, com um 4º lugar, como seu melhor resultado, enfrentando as 5 atletas da equipe Papa Léguas (Primeira Equipe de Brasília), 2 atletas de são Paulo e a sua companheira de equipe Roberta Meninea. Na copa no mês de dezembro, em Sertãozinho,  conquista sua Primeira medalha nacional, ao ficar como terceira colocada na prova de 300 mts, e neste mesmo campeonato ainda conquistou 3 medalhas de prata nas provas de 800 mts, 500mts e 3000 mts pontos.
Para 2007, na primeira etapa da Copa Brasil, no Distrito Federal, Bruna surpreende e ganha as cinco provas programadas, enfrentando atletas das equipes Papa-Léguas e Jaguar de Brasília,  conquistando sua primeira medalha de ouro em competições nacionais.
Bruna é uma atleta que se destaca tanto nas provas curtas como nas provas longas. É chamada então, pela primeira vez na Seleção Brasileira de 2008, sendo também  convocada para fazer parte desta nos dois anos seguintes, mas por vários motivos ficou fora das competições, como, a lesão que teve nos treinos com a Seleção concentrada em Brasília, em 2010, fazendo com que se afastasse do grupo que ía representar o Brasil no Mundial de Guarne, na Colômbia.
Em 2011, pouco depois da recuperação, teve sua primeira participação internacional no Pan-americano de Rosário, na Argentina, porém, depois, novamente se ausenta dos treinos, para cumprir com suas obrigações acadêmicas. Em 2012, volta aos treinos alguns meses antes do Campeonato Seletivo, campeonato em que demonstrou porque tinha que ser chamada para este grupo de 2012, já que em apertadas provas sempre foi a protagonista.
Chega à seleção como uma atleta completa e que seguramente correrá tanto provas de velocidade, como de fundo.
Gilberto e Bruna estarão acompanhados por um grupo de atletas com menos experiência, mas com muita vontade de crescer neste esporte. São eles: Fernanda Netto, Eduardo de Barros, Flavio Santarém, Lucas Boniolo, Larissa Paes, Romildo Neto, Éder Lopes e Lucas Kunde do Nascimento.
Dentro os atletas novos com mais tempo na patinação, encontramos a Fernanda Netto e Eduardo de Barros Santos.
Fernanda Netto Alexandre, iniciou com a equipe Jaguar a 7 anos atrás, atleta que desde seu inicio se mantêm ativa em quase todas as competições programadas pela CBHP,teve sua primeira participação a nivel nacional no ano de 2005 e se caracteriza por ser uma atleta  de muita inteligência na hora da competição. Com 15 anos de idade, faz sua primeira participação na Seleção Brasileira, classificada para correr as provas de fundo e de velocidade.


Eduardo de barros Santos, no ano de 2004  início na patinação, com a primeira equipe constituída no Distrito Federal, chamada Papa-Léguas, equipe que foi dirigida por Cecília Simplício, mais conhecida como “Tuca”. Parou 2 anos depois e só em 2008 retornou para a patinação, com a chegada do técnico Ramiro Riveros, que levou a Patinação de Velocidade para a educação complementar na escola na que Eduardo adinata seus estudios(CECAM).teve sua primeira participação a nivel nacional en 2004 na cidade de Sertãozinho, com a equipe Papa-leguas de Brasilia.
Em Junho de 2008, passou para Equipe Capital Speed, onde iniciou o processo de formação específico na Patinação de Velocidade. Com 14 anos ingressa, na Seleção Brasileira, se destacando nas provas de fundo e com experiência internacional ao participar, em 2009, dos campeonatos de 3 pistas na França e em 2011, no Campeonato Internacional de Palm Beach, nos Estados Unidos.

Flavio Santarém Cardoso, iniciou na patinação no primeiro trimestre do ano de 2009, na Equipe Capital Speed, posteriormente passou para a Equipe Jaguar,teve sua primeira participação nacional em Junho de 2009 no campeonato Brasileiro que acomteceu em Brasilia.
Se caracteriza por ser um atleta de muita força e explosão. Este é o terceiro ano consecutivo a ser convocado para a Seleção Brasileira, pois teve sua primeira convocação no ano de 2010. Chega nesta seleção de 2012 para representar o Brasil na categoria Júnior, nas provas de velocidade e com experiência   internacional, pois participou do Mundial de Guarne, em 2010.

Lucas Boniolo Nobre, atleta da equipe Capital speed, teve seu inicio na patinação em maio de 2009 aos 14 anos de idade,sua primeira participação a nivel nacional em Junho de 2009 no campeonato Brasileiro que acomteceu em Brasilia. Em 2010 teve sua primeira convocação na seleção brasileira, e continua sendo convocado até hoje, chega a este mundial com a possibilidade de correr as provas de fundo e de velocidade na categoria Junior, depois que no campeonato seletivo concorreu e ganhou vaga para as duas modalidades, seu melhor desempenho se da nas provas de velocidade, com 17 anos chega com a experiência de ter participado do mundial de Guarne em 2010.



Larisa de Oliveira Paes
Teve seu inicio na patinação no ano de 2008, sua primeira participação a nivel nacional fue em Junho de 2009 no campeonato Brasileiro que acomteceu em Brasilia. é atleta da seleção Brasileira nos anos 2010 , 2011 e 2012, seu melhor rendimento seda nas provas de longa distancia, teve a experiência de participar no campeonato mundial de Guarne em 2010 e  o Pan-americano em Rosário Argentina no ano de 2011, classificou-se nas provas longas para este mundial.




Eder Lopes Moraes

Teve seu inicio na patinação no ano 1995,aos 10 anos de idade, porém só no ano de 2010 se dedica a treinar na patinação de velocidade,sua primeira participação a nível nacional foi no Campeonato de Seleções em Sertãozinho no mês de outubro de 2010, com uma surpreendente participação, pertencente a equipe Cobaia Roller de Curitiba, atualmente realiza seus  treinamentos sozinho seguindo as planilhas  enviadas por o treinador da Seleção Sul Africana de Patinação.




Lucas Kunde do Nascimento
È o atleta com menos tempo de prática neste esporte, iniciou na escola de patinação da equipe Capital Speed, em Águas Claras/DF em março de 2010, sua primeira participação foe em Brasilia no campeonato brasileiro 2010, se destaca nas provas de longa distancia, ficou fora do campeonato seletivo de 2012 por uma fratura no braço esquerdo, devido uma queda durante o campeonato brasileiro, uma semana antes do seletivo, já recuperado, fez um teste onde o técnico avaliou e decidiu pela inclusão do atleta na equipe Junior de fundistas que representara ao Brasil neste campeonato mundial na itali. Com 16 anos chega pela primeira vez na seleção brasileira.



Romildo Neto   se inicio na patinação no ano de 2008, teve sua primeira competiçã na cidade de sertãozinho no campeonato Brasileiro de seleçoes 2009, com 18 anos disputou o seletivo na categoria principal, conquistando vaga para as provas de velocidade, se caracteriza por ser um atleta de força.





Sofia Serrano da equipe Capital Speed se classificou Nas provas de Velocidade, em seu primeiro chamado numa seleção Brasileira, mas por não ter a documentação necesaria, estara por fora deste mundial.

Paulo Marques Da silva da equipe capital Speed, quien esta uma temporada nos estados unidos não participou do campeonato seletivo ficando por fora deste seleto grupo.

Thalita Arriyo da Equipe ASPE Mauá, outra classificada para disputar o campeonato seletivo, teve que ausentarse por problemas de saude, teve a oportunidade para apresentar um test e assim definir sua posivel participação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário