Artigos





Análise da técnica de curva da patinação de velocidade

Por: Ramiro Riveros Laserna
Como em todo esporte, seja cíclico ou acíclico, a fundamentação técnica procura a economia do esforço, através de movimentos específicos e executados de modo que não se perca energia com movimentos que não cumprem nenhuma função dentro do gesto técnico.
A técnica de curva é bastante importante, já que em uns 90%, o patinador depende do bom gesto técnico de curva para definir uma prova.
Não adianta ter uma técnica de reta boa se na curva se perde o ritmo. A velocidade na curva permite  numa competição em pista ter o controle da prova, só patinando tecnicamente na reta e rápida nas curvas.VEJA AQUI
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Exercícios Básicos para o Desenvolvimento da Técnica de Patinação
 Por: Ramiro Riveros Laserna
Técnico de Patinação de Velocidade
.Existem muitos exercícios específicos para o desenvolvimento da técnica, porém eu aconselho selecionar os exercícios segundo o nível de cada atleta.
Estas séries de exercícios permitem um desenvolvimento rápido. A seleção é feita de acordo com a necessidade do gesto técnico: Posição básica – Traslado da linha de gravidade – Equilíbrio num patim e empurre lateral. Estes são os exercícios básicos que um patinador iniciante na patinação de velocidade deve encaminhar seu aprendizado, sem importar a idade, pero antes de iniciar um aprendizado da técnica especifica deve ter uns elementos básicos como controle dos patins, estabilidade, equilíbrio, coordenação, isto todo é aprendido na escolinha básica.

leia o documento completo Clique aqui
---------------------------------------------------------------------------------

Técnica Para largada estática:
Por Ramiro Riveros Laserna

A largada parte de um movimento onde o patinador tem que aplicar a maior força no momento do apoio no chão com os patins, passando por uma série de movimentos que permitirão que os passos sejam executados para fazer o empurre.
   Para as provas na patinação de velocidade são necessários dois tipos de saídas:uma à reação e outra individual , dependendo do tipo de prova.
   O desempenho na saída pode ser um fator primordial para o resultado do atleta na prova, sendo mais importante e decisiva a saída individual de frente, pois esta incide mais no resultado que as de reação.
    Para as provas contra relógio de 200 e 300 metros se executa a saída individual de frente e para as provas de 500, 1.000 e provas longas em pelotão a saída é à reação.
    
Nesta matéria falaremos da saída individual de frente.
Leia o documento completo







--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Piramide do desenvolvimento do Patinador:
Por Ramiro Riveros Laserna




A pirâmide inicia com um período longo que permite criar as bases com experiências motoras sólidas, seguida de um período de ampliação e aperfeiçoamento das habilidades sobre os patins, permitindo um terceiro momento  de especialização dos modelos próprios da patinação de velocidade, chegando às etapas de cargas programadas  e melhora das qualidades físicas, que antecede a chegada ao topo da pirâmide, que é quando o patinador estará pronto para obter seus melhores resultados.
Leia o documento completo







-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Disciplina o Caminho Para o sucesso... Parte I
Por Ramiro Riveros Laserna



Os talentos são pessoas que por suas habilidades motoras, intelectuais, artísticas, acadêmicas ou criativas conquistam um melhor desempenho nessas áreas, que devem ter uma série de experiências que permitirão que essas habilidades sejam aperfeiçoadas em busca de sucesso. No esporte não é suficiente ter um potencial motor se não tem disciplina, o talento possui uma grande capacidade de aprendizado motor, que o leva a desenvolver as habilidades, de maneira fácil, segura e rápida, apresentando disposição acima da média para submeter- se a um programa de treinamentos.

Leia o documento completo









---------------------------------------------------------------------------------

A importância de permitir que a criança aprenda como criança... " Brincando"
Por Ramiro Riveros Laserna
É importante Permitir dentro do processo de treinamento do atleta em idades Mirim, atividades espontâneas e criativas que sejam agradáveis para as crianças, estas as predispõe a desenvolver positivamente o aprendizado das habilidades e fundamentos técnicos no esporte, favorecendo a construção da personalidade, do intelecto, equilíbrio emocional e os valores éticos, constituindo um verdadeiro exercício de preparação para a vida esportiva, que mais na frente ele assumirá.
Leia o documento completo