terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dicas para a escolha da roda certa... Por Ramiro Riveros


   Na hora de escolher as rodas para cada competição, é preciso saber de algumas informações, como, tipo de pista, superfície da pista, o clima da região onde se correrão as provas, o peso do atleta, a técnica e habilidade do atleta e o tipo de prova (velocidade ou fundo).


Tipo de pista e sua superfície:

  
Os atletas devem observar a aderência da pista (agarre ou grip). Se a pista é muito lisa se precisa de uma roda que seja macia para que haja aderência com a superfície. Se por outro lado, a pista é mais aderente, as rodas mais duras serão uma boa escolha. Lembrando que rodas duras desenvolvem mais velocidade e rodas moles mais aderência.

   É importante conhecer a trajetória da pista, pois pode ser que encontre partes da pista onde o atleta aplica a força e pode escorregar. Importante que o atleta misture rodas duras com moles, deixando as moles no ponto onde se aplica a força.


Clima e temperatura:

   É importante antes de uma competição saber o clima da região, pois será muito útil na hora de escolher as rodas que devem ser levadas para o test de pista, já que se a pista está muito quente o atleta pode encontrar pontos onde a roda escorrega, hipótese em que se deve mudar a combinação e colocar também rodas macias (rodas de "agarre"). No entanto, se a pista estiver fria, podem-se utilizar rodas de mesma dureza.

O peso do atleta:

  
O peso e a força aplicada em cada passada determinaram o tipo de roda a ser escolhida em cada pista, já que se o atleta tem pouco peso e está em uma pista lisa, ele poderá dominar melhor usando rodas duras, pois se o atleta é de muito peso é possível que misture as rodas duras com rodas moles.

Técnica e habilidade:

   Dependendo do tipo de atleta e de seu nível técnico o tamanho e dureza das rodas podem mudar. Note-se que um atleta nas categorias de base ou iniciante, pode ter melhores resultados em provas curtas ou de habilidade, usando rodas de 84 ou 90 mm que com rodas de 100m ou 110 mm. Cabe ressaltar que esta escolha deve-se basear tão-somente em treinos prévios na pista da competição.

    Hoje as pistas estão cheias de rodas Matter, que dominam o mercado mundial. As rodas Matter se encontram numa gama de cores que deixam aos novos corredores sem saber o que devem utilizar. Assim, segue abaixo uma breve explicação sobre as cores de algumas rodas Matter e os tipos de superfície adequados a cada uma delas.

Matter Pista F4:

   Esta é uma roda em uretano de cor gel rosa. Esta roda é muito macia, o que permite um "agarre" extraordinário, são especiais para pistas muito lisas e escorregadias. Utilizando-se as oito rodas, o atleta terá a aderência completa, não se esquecendo que são possíveis combinações com rodas mais duras, dependendo da temperatura da pista e do peso do atleta.

Matter XG F1:
   Esta é uma roda em uretano de cor gel rosa, esta é uma roda que garante bom desenvolvimento para os percursos de rua, permite um "agarre" extraordinário e uma velocidade ótima. Não se pode confundir com as da mesma cor, mas destinadas às corridas em pistas.

Matter Amarela F
1:
   Esta é uma roda dura, cuja dureza é 86A, o que a faz muito rápida e ótima para superfícies com aderência. Lembrando que as superfícies gastas geram vibrações que podem trazer dores. Note-se que está roda é muito utilizada em maratonas.

Matter Verdes F
3:
   A roda feita com uma mistura de rebote e rolamento, esta roda é a mais completa, é adequada a qualquer tipo de pista e é a mais utilizada pelos patinadores. A dureza desta roda é 83A.

Matter Natural F2:
   Esta é uma roda ideal para pistas em climas com variação de temperatura, pois é adequada para noites e dias, frio e calor. Possui uma dureza intermediária e é ideal para temperaturas extremas. Sua dureza é 84A.

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