domingo, 24 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DE PERMITIR QUE A CRIANÇA APRENDA COMO CRIANÇA... “BRINCANDO”

Por: técnico Ramiro Riveros Laserna


Nestas semanas de colônia de férias, me lembrei do meu mestre, o professor Pedro Paez, atual técnico da seleção mexicana de patinação de velocidade, ele me ensinou que não adianta ter as crianças num cronograma de treino igual ao dos adultos... Que brincadeira, habilidade e a técnica são as bases do processo de formação do atleta na categoria Mirim, a mistura de técnica e brincadeira nesta colônia de férias, ou colônia de patins, como as crianças a chamam, permitiram que atletas retomassem seu nível mais rápido. Ver atletas felizes e sorridentes desfrutando e tirando todas as possibilidades de movimento sob os patins, foi o ponto mais importante desta colônia de férias.
 Brincar é coisa seria. Tem treinadores que acham que estão perdendo o tempo na hora de brincar com as crianças, ou  pais que ficam insatisfeitos quando seus filhos numa sessão de treinamento, fica um 50% do tempo brincando, estes treinadores ou pais, acham que foi um dia de treino perdido, tal vês; eles não saibam o quanto é importante o brincar para o desenvolvimento físico e psíquico da criança, pensamentos como “não perda tempo brincando, tem coisas mais importantes de fazer” estão errados.
Não tem coisa mais seria e importante que a brincadeira para as crianças, estas trazem benefícios muito importantes no desenvolvimento delas.
Piaget (1976) diz que; As brincadeiras são a origem das atividades intelectuais das crianças e não é apenas uma forma de alivio ou entretenimento para o gasto de energia, ele afirma que:
“O jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria. Fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso. Os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil” (Piaget 1976, p.160)

 Para concluir, as brincadeiras e jogos são estratégia importante para o desenvolvimento motor do patinador, as brincadeiras proporcionam uma prática comunicativa natural com objetivos muito amplos dentro da dinâmica do treinamento. A diversão que garante as brincadeiras ou os jogos permite que atletas estejam mais motivados e dispostos para o aprendizado motor.
É importante Permitir dentro do processo de treinamento do atleta em idades Mirim, atividades espontâneas e criativas que sejam agradáveis para as crianças, estas as predispõe a desenvolver positivamente o aprendizado das habilidades e fundamentos técnicos no esporte, favorecendo a construção da personalidade, do intelecto, equilíbrio emocional e os valores éticos, constituindo um verdadeiro exercício de preparação para a vida esportiva, que mais na frente ele assumirá.
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Referências Bibliográficas
PIAGET, Jean.  A psicologia da criança. 1998

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